quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Para Venda




Título: O Pacto da Meia Noite
Autor: David Whitley
Editora: Editorial Presença,
Colecção Via Láctea, nº 87, Julho de 2010
Tradução: Jaime Araújo

Aviso:
Tudo se vende.

Agora, cidade oculta, secreta e fechada, rodeada por uma muralha, de onde ninguém entra e ninguém sai. Tem a sua ordem e doze distritos que se dividem com a nomenclatura temática dos signos do Zodiaco. É uma utopia baseada no ideal de que tudo pode ser comprado ou vendido mas sem que o dinheiro seja o principal meio. Nem existe o conceito ou a presença física de dinheiro. Vendem-se bens, pessoas, pensamentos, ideias, emoções… imagine-se trocar o sentimento de raiva, ficando completamente oco dele e conseguir-se comprar uma casa por exemplo. Por outro lado até completarem doze anos as crianças também são universalmente consideradas mercadoria.
O capitalismo levado ao seu extremo o onde a reputação demarca o valor de uma pessoa. Quem vende demasiado de si pode acabar nas ruas, vazio, sem emoções desejos ou pensamentos. Mas e daí?
A história começa com o encontro e confronto de um rapaz, Mark, comprado e criado pelo maior astrólogo da cidade, eventualmente tomando-lhe o lugar e Lily uma rapariga do extremo oposto que cria um asilo para aqueles que tudo de si perderam e morreriam esquecidos.
Desejam coisas opostas.
Mark acredita firmemente na utopia onde vive, não desejando abandonar o seu posto, o seu conforto e estatuto. Lily vê a cidade pela distopia em que se tornou e ao ver que nada consegue fazer pelos que vivem no interior das muralhas nada mais quer do que abandonar Agora.
Infelizmente ambos os desejos aparentemente fazem parte do plano do Director.

Sabine

Sem comentários:

Enviar um comentário