quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Lá do alto

Quando, perante o ritmo linear e inerte do encadeamento dos acontecimentos, o homem sente o absurdo visceral do caminho da evolução, a fluidez do tempo reinventa-se, erguendo-se numa alternativa, espelhando-se numa outra temporalidade. Perante o esgotamento do ritmo da humanidade, o compasso enlaça um novo paradigma, uma nova historicidade: o clássico abismo aristotélico entre poesia e história é abalado, unindo-se num jogo de sombras onde a realidade reencontra a narrativa, ludibriando a torrente de acontecimentos com a subjectividade íntima da relação do eu com o outro. O peso da maldição da história cai sobre si mesmo e, lá do alto, surge uma verdade que muda o rumo de todos os acontecimentos, entrelaçando passado, presente e futuro com o peso da escolha de uma outra idade.

Título: O Homem do Castelo Alto
Autor: Philip K. Dick
Editora: Saída de Emergência (Outubro de 2010)
Páginas: 288

O Homem do Castelo Alto apresenta-nos um universo distópico, no qual as forças do Eixo saíram vitoriosas da Segunda Guerra Mundial. Em 1962, 17 anos após o conflito, o planeta encontra-se dividido entre duas superpotências: o Japão e a Alemanha. Os ideais do mundo que conhecemos ruíram, dando lugar a uma nova realidade, legitimada por uma história, por toda uma nova ordem social (uma hierarquia de categorias) e uma teia de costumes enraizada neste plano alternativo. As experiências nazis prosseguiram, dizimando raças, impondo o seu império, criando uma Guerra Fria com a parte Japonesa, tolerando-a pela sua preciosa ajuda através do massacre que determinou a divisão do mundo: o sucesso de Pearl Harbor. Neste mundo novo, o avanço da tecnologia diverge da marcha que conhecemos (a televisão, por exemplo, aparece depois de o homem explorar outros planetas), sendo mais valorizado o artefacto raro do que a produção em massa (condenada pelo seu carácter banal, desprovido de historicidade). Neste sentido, a criação de objectos novos e autênticos é vista como uma banalidade, desprovida do peso da história, em desarmonia com o universo, sendo a sua concretização percepcionada como um momento de ruptura do paradigma: é neste ponto que o espírito humano se separa da ordem estabelecida para respirar a sua «verdade interior». Este dom da criação é, para mim, o grito de liberdade deste livro, onde a vida das personagens se encontra enlaçada com as directrizes do I Ching, o oráculo chinês, seguido por todos para solucionar todos os problemas. Na verdade, apesar da estruturação estanque da mentalidade do regime ditatorial, o ser humano rege-se por profecias e ensinamentos subjectivos; este é o ponto nevrálgico de todo este universo: o percurso da história é estanque, mas é fonte de interpretação, sendo a liberdade daqueles que o seguem uma raridade ambígua  ̶  os acontecimentos desenlaçam-se, mas são filtrados pela subjectividade humana, sendo recriados. Mas, sê-lo-ão na totalidade? Quais os limites que circunscrevem a história?
Enredados nesta teia de acontecimentos, conhecemos várias personagens: Robert Childan, proprietário de uma loja de Antiguidades Americanas, que, conformado à sua categoria e subjugado à supremacia japonesa, explora o valor do raro; Tagomi, um japonês com um alto cargo, seu principal cliente, que, após assassinar dois agentes policiais, coloca tudo em dúvida na loucura da melancolia; Mr. Baynes, um agente alemão infiltrado que quer avisar Tagomi de um futuro atentado nuclear no Japão; Frank Frink, um judeu que, inicialmente trabalhando na produção massificada de imitação de artefactos, se arrisca na criação de peças de ourivesaria e Juliana Frink, sua ex-mulher, que se envolve com Joe Cinnadella, um agente contratado para assassinar a voz da semente da dúvida que enlaça todas estas personagens num caminho comum: o homem do castelo alto, escritor de um livro que narra uma história alternativa, onde os aliados venceram a Guerra, intitulado O Gafanhoto Será Um Fardo. A escolha deste título é uma alusão a uma passagem bíblica sobre a velhice, a última das idades, onde a vivência da existência ganha novos contornos e aquilo que outrora parecera fraco e insignificante se torna uma evidência gigante: o sistema conhecido até então é abalado pela dúvida, caindo todos os paradigmas em ruína. Este livro dentro do livro (escrito por um livro, o I Ching) constitui esse grito de mudança. É por isto que o homem do castelo alto, aquele que interpreta, que lê entre as linhas, é o maior inimigo do conformismo estanque que corrói a existência humana.

Apesar do oráculo chinês parecer desprover as personagens da sua autonomia, abre-as à possibilidade de interpretação e, consequentemente, de criação. De facto, Philip K. Dick dotou todas as suas personagens de uma autonomia moral inacreditável, que é experienciada por uma série de decisões particulares que asfixiam as directrizes da maioria predominante e ditatorial: elas escolhem a sua história, recriando-a. A historicidade é assim analisada como um conjunto de acontecimentos, cuja fluidez não é estanque, mas diversa, vista e criada pela subjectividade humana, que, ao interpretá-la, evidencia a possibilidade da alternativa, filtrando o eu num outro, num espaço-tempo sem lugar nem idade, na fronteira entre a verdade e a mentira.

K. Dalloway

Sem comentários:

Enviar um comentário