segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Os Jogos da Fome



Título Original: The Hunger Games

          Autor: Suzanne Collins


Editora: Editorial Presença

Páginas: 256



Situado num futuro distópico Os Jogos da Fome descreve um cenário bastante sombrio do mundo, seja de um ponto de vista social, económico ou político. Em suma, é um grande pesadelo onde uma elite rica se sustenta por detrás de uma população faminta. Enquanto isso, a perversidade e o voyeurismo dos media são levados ao extremo e usados pelo governo como uma forma manter intacta a ordem social.

A história ocorre num contexto que vai impressionantemente ao encontro das descrições da Nova Ordem Mundial, planeada pela elite global de hoje. Uma das principais características desta ordem, é a dissolução dos estados, formando um governo único mundial, que é governado por um poder central, chamado de Capital. A elite governamental utiliza a tecnologia, como chips RFID, hologramas 3D e câmaras de vigilância, para vigiar e criar uma opressão e divisão nas classes sociais. Grande parte da população vive em condições de terceiro mundo, estando sujeitos à fome, pobreza e doença. Isto é resultado de um acontecimento devastador que gerou um colapso económico que levou a criação de um governo de ditadura.

«Os jogos da fome» foram criados com o propósito de lembrar as massas o preço a pagar por uma rebelião. Cada distrito oferece um rapaz e uma rapariga (intitulados tributos) que irão lutar ate à morte nos jogos, estes são transmitidos para toda a população. Os jogos são transmitidos à nação, sob a forma de um reality show completo, com os anfitriões de TV que analisam a acção, entrevistam os «tributos» e julgam a sua performance. As massas também participam activamente no evento, torcendo pelos seus representantes distritais, apesar de todo o evento celebrar o seu próprio sacrifício. Isto reflecte um facto triste, mas esta é a verdade sobre os meios de comunicação: qualquer tipo de mensagem pode chegar às pessoas, se conseguir captar o seu interesse.

Este livro explora o lado cruel do ser humano. Para nós é considerado uma descrição de uma sociedade distópica, mas se o leitor pensar bem esta realidade já existiu. No Império Romano gladiadores lutavam até a morte enquanto uma audiência aplaudia; na Idade Média os enforcamentos e decapitações era uma forma de entretenimento; e por fim a Inquisição trouxe as torturas barbaras e fogueiras. Em todas estas épocas as pessoas vivam no medo de serem apanhadas e condenadas, mas sempre houve quem lutasse por um mundo melhor. 

Os Jogos da Fome ocorrem num mundo que é exactamente o que é descrito como a Nova Ordem Mundial: uma elite rica e poderosa, uma população explorada e embrutecida, a dissolução da democracia, a força policial, a vigilância de alta tecnologia, os meios de comunicação utilizados para propaganda e um monte de rituais de sangue. Não há, de facto, nada de optimista no futuro distópico descrito nesta obra. Até mesmo a dignidade humana seria revogada, visto que as massas são forçadas a assistir à morte uns dos outros, como se fossem animais enjaulados.
Winter

Sem comentários:

Enviar um comentário