segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Minha Irmã Obrigou-me



Tag: O Sacrifício dos Livros


Cenário 1: Estamos na nossa livraria preferida, completamente hipnotizados pelas novidades, a fazer ínfimas listas mentais com as razões pelas quais não precisamos de comprar mais livros (o costume…). Quando, de repente, ouvimos o anúncio: «Apocalipse de Zombies! Estamos a ser atacados por zombies e a única forma de se salvarem é atingirem o vosso inimigo com um livro sensacionalista!» Que livro, de todos aqueles que foram aclamados por toda a gente, escolheriam? Que livro sacrificariam sem nenhum remorso para se salvarem?

1 – A Bíblia. Para além da ironia de atirar religião a zombies um calhamaço daqueles vai fazer alguns estragos. Para além disso é um livro de histórias que andou a ser demasiado levado a sério. Por outro lado vi recentemente um questionário para jogadores… dizia que em caso de Apocalipse Zombie vamos ser magicamente agraciados com a última arma que usamos num jogo… portanto… vou brincar com isto:


Cenário 2: Acabamos de sair de um cabeleireiro com o melhor penteado do mundo. Nunca tivemos o cabelo tão bonito e gastámos uma fortuna! Estamos a sair e… BUUUMMM: Chuva torrencial! Não temos chapéu de chuva… temos de usar um livro. Que livro, numa série, estamos dispostos a sacrificar para proteger o cabelo?

2 – Fita-cola e a Saga Twilight. Coloca-se os quatro livros criando um rectângulo, selam-se as falhas e temos um mini-telhado. Sem esquecer de fechar os livros em si para que as páginas não esvoacem a arruínem o estilo.


Cenário 3: Estamos sentados numa aula sobre literatura. O nosso professor começa a falar emocionado sobre aquele clássico que «mudou o mundo», mas que nós não suportamos. Odiámo-lo tanto que só queremos pegar nele e atirá-lo ao professor. Que clássico nos irrita tanto?

3 – Todos. Os. Livros. Que. Me. Forçaram. A. Ler. Nas. Malditas. Aulas. De. Português. A minha opinião desses varia entre “O autor deveria ter morrido antes de poder escrevinhar isto” e “porque é que estão a tentar ver mais do que existe no papel. Se o autor escreveu que as cortinas eram azuis era por que a as cortinas eram azuis. Não está a falar da imensa depressão que o personagem está a sentir naquele momento oculta por uma camada de estoicismo ou qualquer treta do género.”
Não sei como conseguem sugar tudo o que o livro poderia ter contido mas para mim esses são o equivalente a comer pó.
Vou precisar de uma bazuca para distribuição eficiente e maior pontaria.
Esta imagem explica mais graficamente a questão…



Cenário 4: Estamos na biblioteca quando… BUMMM! Explode o aquecimento global e o mundo transforma-se num deserto gelado! Para não morrermos de frio, temos de queimar livros. Qual é o livro que vamos queimar primeiro? Qual é o livro que menos gostámos de ler em toda a nossa vida? Qual é a obra que não sentiríamos remorsos em queimar?

4 – Deixem-me ir à secção que contem as tretas mais recentes que se intitulam de livros e que não deviam ter abandonado a internet… Dança à volta da fogueira com 50 Sombras de Gray e afiliados. Posso dizer que não os li mas tudo o que me contaram me faz sentir umas quantas náuseas. Se querem erotismo e pornografia em livros vão para outros autores. Há muito melhor por aí. e a maior parte possui ainda um extra ao qual chamamos enredo.

E finalmente admito… nenhum dos livros acima me custou sacrificar.

Sabine

Sem comentários:

Enviar um comentário