Autor: Emily Brönte
Editora: Editorial Presença
Páginas: 320
Um dos clássicos da literatura pertence a Emily Brönte, cujo o título é : O Monte dos Vendavais. A história é contada por Ellen Dean, que trabalhou na casa do Monte, ao locatário da propriedade Granja da Cruz dos Tordos, enquanto este se encontrava adoentado.
A história começa como pai da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e traz consigo um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência nunca é revelada, ao qual dão o nome de Heathcliff. Toda a afeição que o pai pelo menino enciuma seu filho legítimo, Hindley. Sua irmã, Catherine, apaixona-se por Heathcliff.
Quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ser um homem bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições financeiras que Heathcliff.
Heathcliff sai do Monte dos Vendavais e, anos mais tarde regressa rico, chamando a atenção de Catherine e despertando ciúmes em seu marido. Catherine morre de parto algum tempo mais tarde. Heathcliff resolve vingar-se de Edgar e de Hindley.
E mais não digo, pois este é um daqueles livros que merece ser lido do inicio ao fim. Uma grande história que foi inúmeras vezes adaptada ao cinema. Emily Brönte morreu cedo demais mais deixou como legado esta grande história que ainda hoje inspira muitos de nós a escrever.
Sem comentários:
Enviar um comentário